Bolinho de bacalhau, a delícia que agrada todo mundo

Todo ano a mesma coisa, eu, exagerada que sou, faço mais comida do que o necessário. É coisa da minha vó, pode faltar tudo, menos comida… Enfim, o que fazer com o bacalhau que sobrou da sexta-feira santa? Bolinho de bacalhau! De entrada para o almoço de Páscoa, ou para aquele lanchinho da tarde. Pra você nunca sobra? Aumenta a receita na próxima vez, vai valer a pena. Vamos lá!

Ingredientes:

– 500 g de batata;

– 500 g de bacalhau;

– 60 g de cebola bem picada;

– 10 g de alho bem picado;

– 100 ml de azeite de oliva;

– Farinha de trigo (apenas se necessário);

– Salsinha bem picada (a gosto);

– Sal (a gosto);

– Pimenta do reino (a gosto).

Cozinhe as batatas, amasse e reserve num bowl.

Se o seu bacalhau for o que sobrou você só precisa desfiar. Se você vai comprar pra fazer a receita, dessalgue ele, cozinhe em água e depois desfie.

Doure a cebola e o alho em uma frigideira com o azeite e adicione à batata. Misture e adicione o bacalhau, a salsinha e a pimenta do reino. Prove para corrigir o sal. Misture.

Pegue um pouco e tente modelar o bolinho. Se estiver muito mole você pode acrescentar um pouco de farinha, para dar o ponto.

Para dar o formato, faça quenelles, ou seja, use 2 colheres (sopa) e vá passando o bolinho de um para outra. Ou modele com a mão mesmo.

Agora é só fritar em óleo bem quente.

Os bolinhos podem ser congelados!

Viu? Muito fácil. Feliz Páscoa para todos!

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *