Black Friday – Valeu a pena esperar?

Um, dois, três… podem abrir as portas! Uma multidão bem cedinho do lado de fora esperando a sexta feira (29), dia da Black Friday, de repente, aquela correria geral para dentro das lojas, um grande tumulto.

Essas foram as imagens dos noticiários no dia da promoção que lotaram as lojas físicas do varejo.

Evidente que o evento tomou dimensões maiores e modismo à parte, vale a pena esperar e sempre pesquisar.

Quanto às ofertas que me interessavam, não as encontrei. Há alguns meses acompanhava o valor de um pacote de viagem e para minha frustração o valor estava igual. Mas isso pode ser compreendido pelo período de início da alta temporada.

Mas a pergunta que fica, valeu a pena esperar? Diversos noticiários comentavam sobre algumas promoções do tipo “enganosas” e vídeo viralizando de uma empresa trocando a etiqueta por outra colorida mas com o mesmo preço.

Ouvi de alguns conhecidos comentando que o produto que pesquisavam há meses estava no mesmo valor de antes ou com uma pequena diferença de valor que não soava nada tão vantajoso.

Ainda, após uma semana, recebo muitas mensagens pelo e-mail e também pelo whatsapp de novas ofertas, com o “mote” “aproveite o saldão da Black Week.”

No entanto, frustração à parte, acredito, que houve vantagens promocionais, com descontos reais, e isso é verdade, para alguns tipos de produtos.

Mas considerando que nem tudo foi um “mar de rosas”, no final, quem não ficou frustrado foi meu filho, que renovou sua assinatura do PlayStation Plus com um desconto real de 24%. Aí sim… valeu a pena. E você, qual produto você comprou?

Finalizo com uma frase de Adam Smith, filósofo e economista britânico, (1729–1737), “o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”.

Mande seu comentário no meu e-mail se desejar. Desejo uma ótima semana!

Foto: Pixabay

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *