Artistas do mundo: Salvador Dalí

Salvador Dalí nasceu em 11 de maio de 1904 e morreu em 23 de janeiro em 1989, na mesma cidade da Espanha em que nasceu, Figueres… Para quem não sabe, ele foi o primeiro marquês de Pubol, com direito a um castelo, que construiu em homenagem a sua esposa e companheira Gala.

Salvador Dalí

Dalí era uma figura extravagante e adorava objetos e roupas luxuosas. Na sua vida, a política foi também um assunto importantíssimo, e ele foi do movimento anarquista ao monarquista, por vezes se considerando os dois!

Suas obras são combinações do onírico (sonhos) às imagens bizarras…mestre do movimento surrealista, experimentou também o cubismo e o dadaísmo, movimentos que o influenciaram quando foi para Paris e encontrou Pablo Picasso através do seu amigo, o também pintor Juan Miró.

A tentação de Santo Antônio – Salvador Dali

As obras de Dalí são de uma suprema excelência técnica, tendo como as mais conhecidas a “Persistência da Memória”, “A Tentação de Santo Antônio”, e “O Sofá de Lábios de Mae West”.

Dalí contribuiu para o cinema e colaborou com Walt Disney no curta “Destino”, e com Alfred Hitchcock em “Spellbound”, entre outros!

Curta “Destino”, de Walter Disney e Salvador Dalí

Desenhou jóias, foi escultor, pintor, fotógrafo…Além de um excelente marqueteiro, transformando sua própria imagem em manchetes. Quem não sabe quem é o senhor de longos bigodes em riste, como duas antenas?

Uma curiosidade para quem curte a obra de Dalí: na Catalunha, região da Espanha em que ele nasceu, eles prezam muito bons pratos, comida de qualidade. Em muitas obras de Dalí podemos encontrar alguma espécie de comida (para quem ama comer como eu, sua obra já me ganhou aí!).

Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo – Salvador Dalí
 

Ele foi muito apaixonado por sua musa e mulher Gala, que faleceu anos antes dele. Ele nunca se recuperou totalmente, tornou-se depressivo e problemas de saúde, como o mal de Parkinson, o afastaram do trabalho…

Galatea das Esferas -Salvador Dalí

Assim como muitos artistas e quebrando a “lenda do artista pobre”, Dalí deixou uma fortuna e criou em vida seu próprio museu no castelo que construiu para Gala! Faleceu de insuficiência cardíaca, mas estava confortável e cercado por amigos…Espero que tenha encontrado sua eterna Gala!

Para saber mais, indico nosso “guru” Google e existem muitas obras sobre Dalí! Vale a pena olhar para suas obras com calma, pois existem muitas figuras e maneiras de interpreta-las e todas estão certas! É disso que é feito as grandes obras de arte: dão livres interpretações e sempre parecem mais vivas ainda com o passar do tempo!

Boa semana pessoal!

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto Principal: A Persistência da Memória


Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *