Arte impactante e de valor incalculável

Podemos dizer que a arte, na maioria das vezes, é feita para causar uma emoção ou uma sensação…Mas existem obras que são absolutamente inesquecíveis, impactantes e que o valor histórico é tão alto que simplesmente não é possível, em alguns casos, avaliar o valor monetário.

La Gioconda

Conhecemos duas delas que são do mesmo artista: Da Vinci! “La Gioconda” – ou popularmente chamada Monalisa – e a “Última Ceia”. A Monalisa é cercada de mistérios e em outras colunas já falei sobre alguns aspectos técnicos que DaVinci usou para realçar essa áurea de “lendas” que existem em torno dela. Para quem não sabe, o quadro é pequeno, 77x53cm. Mas uma das obras mais visitadas no Louvre em Paris!

A santa ceia já é enorme, ela tem 4,6m x 8,8m e ela é um mural. Leonardo não quis pinta-la com a técnica de afresco aonde os pigmentos são colocados junto com a argamassa, não sendo possível passar tinta por cima. Se houver necessidade de retoque, apenas quebrando e começando tudo de novo. Essa técnica era muito usada no renascimento, pelos idos de 1400 e 1500!

O mural está na igreja Santa Maria Delle Grazie, na Itália, e foi encomendado para o refeitório dos monges. Acredita-se que Da Vinci queria dar a impressão que os monges estariam participando da ceia junto com Jesus e seus apóstolos,

A obra passou por poucas e boas, como se diz, inclusive por bombardeios na segunda grande guerra. Foi protegida por alguns sacos de areia, mas as paredes da igreja ficaram destruídas. Até sua reconstrução, ela ficou no tempo, com sol e chuva…Após muitas restaurações, que duraram quase 20 anos, a obra está intacta …Impressiona ou não?!

Davi

 Outra magnifica, e essa é de Michelangelo, conterrâneo de Da Vinci, a escultura de Davi, de seis metros de altura, que está na galeria de artes de Florença, Itália…Se impressiona pelo tamanho, que dirá por todas as facetas do artista, que é considerado um gênio até hoje! Os detalhes da obra, com veias aparecendo, e um quase movimento que mantem Davi em eterno estado de tensão são mais que impressionantes, são absolutamente fantásticos!

Guernica

Uma obra mais da era moderna e também um mural, é “Guernica” de Pablo Picasso! Considerada uma das obras primas da humanidade, a obra relata num tom cinza e preto, os horrores que uma guerra pode causar. Encontra –se no Centro de Arte Reina Sofia na Espanha! Picasso pediu que a obra só fosse para a Espanha quando não fosse mais uma ditadura. O obra então permaneceu em Paris por quase 40 anos até a morte do ditador Francisco Franco!

Conhecidas e altamente impactantes e até controversas! Isso faz com que essas obras permaneçam para sempre na história da humanidade!

Boa quinta para todo mundo!

Foto principal: A Última Ceia

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *