Alunos da UEL ganham prêmio de Contabilidade Financeira

Grupo de estudantes de Ciências Contábeis receberam Prêmio de Melhor Artigo em Congresso da USP

Agência UEL

Um grupo de estudantes do 4º ano do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) ganhou o Prêmio de Melhor Artigo, na categoria Contabilidade Financeira, durante o 16º Congresso da Universidade de São Paulo (USP) de Iniciação Científica em Contabilidade. Reconhecido como um dos mais tradicionais na área contábil brasileira, o Congresso foi realizado na última semana, entre os dias 24 e 26 de julho, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP).

Foram aprovados o total de 25 trabalhos na área de Contabilidade Financeira – nível Iniciação Científica. Deste total, três foram indicados para concorrer ao prêmio, entre eles o trabalho elaborado pelos estudantes da UEL, que conquistaram o primeiro lugar da premiação.

O artigo tem como título “Determinantes do Disclosure dos Ativos Biológicos: Uma Análise das Empresas de Capital Aberto da Argentina e do Brasil”. O artigo foi elaborado pelos estudantes Robson Batista da Silva, Leticia de Mari Meneguim e Thaila Nikaele Farias Martins. Teve orientação e colaboração dos professores Vitor Hideo Nasu e Daniel Ramos Nogueira, do Departamento de Ciências Contábeis.

De acordo com o professor Daniel, o trabalho analisou quais os fatores que explicavam o nível de divulgação das informações sobre os ativos biológicos – plantações, animais, entre outros, pelas empresas brasileiras e argentinas. Segundo ele, os resultados indicaram que a representatividade dos valores investidos em ativos biológicos, diante do total de investimentos (ativo) da empresa foi o único fator significativo.

Assim, tanto empresas brasileiras como argentinas que investem maiores quantias de recursos em ativos biológicos tendem a fornecer mais informações ao mercado sobre este tipo de ativo. O trabalho indica também que não se atingiu o nível máximo de divulgação pelas empresas, comparado ao que é sugerido pelas normas internacionais de contabilidade, evidenciando que ainda há possibilidade de aumento no nível de disclosure. O disclosure é o processo de repasse de informações financeiras de uma empresa, visando a transparência. 

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *