Adoráveis Mulheres, um filme incrível

Adoráveis Mulheres (romance/drama) é a sétima adaptação para o cinema do clássico juvenil da literatura americana “Little Women”, escrito por Louisa May Alcott e editado pela primeira vez em 1868. O filme é dirigido pela atriz, roteirista e diretora Greta Gerwig (Lady Bird, Francis Há). contando com um elenco de peso: Saiorse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, e algumas pontas de Meryl Streep.

Com todo este elenco, um roteiro incrível e 40 milhões de dólares, a diretora consegue uma obra incrível, cenas que tiram o fôlego pela emoção e pelo visual, sem cair no clichê “remake feito por mulher pra destacar a importância do empoderamento feminino”. Gerwig transcende a situação, problematizando de forma sutil e profunda a mulher em uma cultura dominada pelo macho branco.

A obra conta a história das quatro irmãs March amadurecendo e enfrentando as agruras da vida, onde as escolhas femininas eram restritas ao mínimo. Gerwig opta por uma narrativa não linear, intercalando passado e presente na vida das irmãs, explorando suas ricas e diferentes personalidades de forma leve e envolvente. Na tela, as transições entre passado e presente são repentinas, indicadas apenas pela mudança na paleta de cores da fotografia exuberante de Yorick Le Saux.

Considerando que o livro foi escrito em 1868, se compararmos os problemas das irmãs procurando seu lugar no mundo com os problemas das mulheres em nossa sociedade, percebemos que, bem lá no fundo, a situação não mudou muito e caminha a passos curtos.

A ousadia da diretora em adaptar um clássico de maneira não linear é pra lá de corajosa, resultando em uma obra concisa e natural, com uma narrativa fluida que não cansa em momento algum. Para além do livro de Alcott, o filme é lindo.

Fica aqui um apelo aos cinemas de Londrina para exibirem o filmaço “O Farol”. Falei com a distribuidora e eles disseram que dependem da solicitação dos cinemas para a distribuição das cópias.

Foto: Divulgação

Marcelo Minka

Graduado em licenciatura em Artes Visuais, especialista em Mídias Interativas e mestre em Comunicação com concentração em Comunicação Visual. Atua como docente em disciplinas de Artes Visuais, Semiótica Visual, Antropologia Visual e Estética Visual. Cinéfilo nas horas vagas.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *