Aberta a temporada de liquidação

Consumidor com pouco de dinheiro pode aproveitar esse momento para comprar o que precisa

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Começou a temporada de liquidações em todo o Brasil. Em Londrina, vários segmentos já estão anunciando as promoções e descontos, porém em ações autônomas, ou seja, cada loja faz a sua. Segundo a assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a entidade não preparou nenhuma campanha especial para estimular as vendas, como o LondrinaLiquida, que movimentava o comércio de rua em outros anos.

Nos shoppings somente o Aurora anunciou, até o momento, sua liquidação coordenada, chamada de “Tarja Preta”, que começa amanhã (19) e vai até 24 de janeiro. A campanha contempla todos os segmentos incluindo vestuário, calçados, acessórios, cosméticos, brinquedos, produtos para pets e praça de alimentação, com descontos que variam de 30% a 40%.

No Boulevard, não há uma integração mas, segundo a assessoria de imprensa, aproximadamente 60% das lojas estão em liquidação, com média de descontos de até 40%. As lojas liquidando representam praticamente todos os segmentos do varejo do empreendimento.

O Catuaí Shopping, por sua vez, deve fazer sua tradicional liquidação apenas em fevereiro, nos dias 05, 06 e 07.

Segundo o advogado especialista em Direito do Consumidor, Flávio Caetano de Paula Maimone, antes de gastar seu suado dinheirinho, o consumidor deve observar se não há maquiagem de preço, se realmente há desconto e comparar preços com outras lojas. “A palavra liquidação às vezes é só uma palavra pra chamar atenção”, diz.

Segundo ele, as lojas têm o direito de recusar trocas de produtos em promoção se informarem previamente sobre isso. “Se tiver a informação é válido, mas apenas para trocas por gosto. Quando há defeito, o direito do consumidor é o mesmo, independente do produto estar ou não em promoção”, afirma. Isso significa que o fornecedor tem 30 dias para resolver o problema e, se não conseguir, aí que entra a opção de troca.


Foto: Artem Beliaikin no Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *