A uva é passa e você vai encontrar com ela neste Natal

Nos últimos anos, sempre que se aproxima o fim de ano, começa a polêmica entre os que gostam e os que odeia a fruta seca. Aqui, damos alguns motivos para você começar a ver a uva passa com outros olhos

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Não importa muito se você gosta ou não. Ela vai acabar aparecendo em algum prato de época de Natal. Quem? Ora, claro que é a uva passa. Amada por muitos, odiada por outros, a frutinha seca é ingrediente de boa parte dos pratos que vão à mesa no Natal e Ano Novo. No salpicão, na farofa, no arroz, ela está lá, se destacando dos outros ingredientes pela cor escura. Mas, antes que você torça o nariz, saiba que a uva passa é excelente na alimentação. Na Índia, ela é conhecida como Kishmish e, além de fazer parte das comidas em combinações deliciosas, também tem um forte uso medicinal por suas vitaminas e minerais importantíssimas para a manutenção da saúde.

Veja nove motivos para passar a gostar de uva passa (você vai adorar o nono motivo):

Sim às dietas

A uva passa, embora calórica, não oferece prejuízo às dietas, pois é utilizada de forma sutil nas receitas, e 100 gramas contêm em média 299 calorias. Além disso, ela é rica em fibras. Consumi-la em poucas porções pode sim ajudar no processo de emagrecimento e ainda mata aquela vontade de “um docinho” por conta do alto grau de frutose.

Proteção contra cáries

Mas, ao contrário de doces, uva passa contêm ácido oleanólico, que fornece proteção contra a cárie dentária, e impede o crescimento de bactérias nocivas que podem causar gengivite e outras doenças periodontais.

Fortalece ossos

Elas também são uma excelente fonte de Cálcio, que é necessário para fortalecer ossos e dentes. Um micronutriente que é abundante em passas – boro – auxilia na absorção de cálcio e formação óssea. Se você é uma mulher que está na pós-menopausa, uvas passas são um bom lanche para você, porque o cálcio e boro presente ajuda a prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

Dão energia para o exercício

Se você é daquelas(es) que gostam de se exercitar pesado, é bom ter sempre porções de uva passa à mão. Elas são um dos alimentos que mais dão energia devido à combinação de frutose e glicose, o que significa que se você pratica exercícios, isso poderá ajudar a ter disposição para queimar gordura mais rápido. Além disso, ajuda acelerar o metabolismo, o que certamente vai contribuir para o emagrecimento.

Ajuda a regular o intestino

Ela ajuda a regular o intestino, fazendo com que ele absorva melhor os seus nutrientes e evitando problemas como a prisão de ventre e a diarreia. Além disso, as fibras dão aquela sensação de saciedade, que evita que a pessoa coma mais do que o seu corpo necessita para ficar bem.

Combate a anemia

A uva passa possui porção significativa de vitaminas de complexo B, e minerais fundamentais para prevenção de anemia, como o Ferro. Ela ainda conta com um estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas, o Cobre, que ajuda a garantir a boa composição sanguínea. A arginina contida na uva passas também pode agir no fortalecimento do corpo, evitando fraquezas e mal estar.

Fortalece o sistema imunológico

A fruta seca também possui boas quantidades de vitamina C, que além de ser um excelente antioxidante, fator que deixa o sistema imunológico mais forte, ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

Prevenção de câncer

O antioxidante de polifenóis na uva passa, conhecido como catequina, oferece proteção contra os radicais livres, que provocam o desenvolvimento de tumores, especialmente o câncer de cólon.

Estimulação sexual

Essa é uma associação que poucas pessoas fazem, mas a uva passa pode ajudar muito na vida sexual. A arginina presente no alimento é um aminoácido importante para a libido. É especialmente recomendada para homens que sofrem com disfunção erétil.

Depois de tudo isso, você ainda vai torcer o nariz para a uvinha no arroz?

Fontes: Wikipedia, Mundo Boa Forma, Globo Repórter, Incrível Club e outros sites.

Fotos: Pixabay, Tudo Gostoso, Guia da Cozinha



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