11 comidas/bebidas que sua mãe achava chique e fazia em todas as festas na sua casa

Se você nunca comeu isso nas festas, parabéns! Você ainda é jovenzinho

Telma Elorza

Equipe O LONDRINENSE

Comida também tem moda, sabia? De repente, alguns pratos ou ingredientes tornam-se os queridinhos por algum tempo e, depois, vão se popularizando até perder todo glamour. Olhe o que aconteceu com o tomate seco que, coitado, de glamouroso e presente em pouquíssimos pratos selecionados, hoje se resume a mais um item na mesa do buffet de frios. Selecionamos alguns dos pratos e bebidas que já foram muito chiques e que, com certeza, sua mãe servia nas festas.

Coquetel de camarão

O coquetel de camarão estava nas melhores festas dos anos 1970, muito chique, muito glamouroso, muito gostoso. Até que saiu de moda e foi banido de qualquer evento. Agora está voltando aos poucos.

Canapé de ovo

O canapé de ovo é uma versão “trabalhada” do simples ovo cozido, onde se mistura a gema com alguns outros ingredientes para dar um sabor diferente

Sacanagem

O espetinho de salsicha, queijo e azeitona fincados em um melão ou algum outro vegetal redondo recoberto com papel alumínio é chamado de Sacanagem, sabe-se lá porquê. Nada mais fino que salsichas cruas num evento, não é mesmo? Depois de um tempo, pararam de estragar melões e começaram a servir o espetinho solto.

Estrogonofe (quando ainda se escrevia strogonoff) de carne com conhaque

Ah, o Strogonoff era uma unanimidade: não tinha comida mais chique para servir num jantar formal do que ele. Com batata palha – uma novidade na década de 1970 – e arroz branco, era “classudo”. Hoje está nas marmitas da semana.

Gelatina salgada com uns troços dentro

Se tem uma comida que eu nunca entendi – e nem gostei – é essa. Para que, gente, fazia-se isso com um um bom salmão defumado? Ou com legumes, carne?


Tender com fios de ovos

O Tender com fios de ovos era presença certa nas noites de Natal. Era bem trabalhoso fazer os fios de ovos em casa. Hoje, compra-se nos supermercados.

Cuba Libre

Ah, a Coca-Cola com rum e limão, um drinque muito famoso nas festas do verão, assim como o Hi-Fi (vodka com Fanta Laranja) e o Bombeirinho (groselha com vodka). Mas só o som do nome Cuba Libre tem o toque especial.

Ponche de frutas com guaraná (para as crianças)

Quem nunca encheu a cara de ponche de frutas com guaraná fingindo que era champanhe?

Barquinhas de maionese

As barquinhas de maionese são uma evolução dos canudinhos de maionese. Mais delicadas que os canudinhos mas tinham o mesmo gosto.

Bolo de pão de forma

O bolo de pão de forma era um sucesso nas festas porque servia de entrada ou prato principal. Os recheios variavam, de salsicha em lata ao frango desfiado, passando pela seleta de legumes.

Gelatina colorida com creme

Sobremesa de sucesso e glamour nos anos 1970. Agora só é gostosa mesmo.

Fotos: Pinterest, receitas Nestlé, TudoGostoso, Tastemade

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *