Santuário prepara celebrações adaptadas para Dia da Padroeira do Brasil

Evento terá carreta, novenas e missas restritas com inscrições pela internet

O LONDRINENSE com assessoria

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, já está preparando a festa da padroeira do Brasil para o dia 12 de outubro, que será diferente de todos os outros vivenciados anteriormente. A pandemia do coronavírus impôs restrições de participação e de atividades, mas, nem por isso, os católicos da região deixarão de celebrar as festividades. Além do arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz, outros dois bispos já foram confirmados: Dom Manoel João Francisco, de Cornélio Procópio, e Dom Antônio Braz Benevente, de Jacarezinho.

“Este ano a festa será diferente, com muita fé e esperança. Vamos dedicar nossas orações às pessoas e famílias que foram afetadas pela Covid-19 e aos profissionais de saúde, que são grandes heróis nessa pandemia”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz. O tema em 2020 é “Mãe Aparecida – Intercessora da Saúde”, justamente para homenagear quem trabalha de forma intensa pela saúde das pessoas, além, é claro de rezar pela saúde de todo o povo. Profissionais de serviços, entidades e instituições ligadas à saúde participarão da tradicional novena, que ocorre entre 2 e 10 de outubro.

No dia 11 de outubro, véspera da festa da padroeira, haverá uma carreata com a bênção dos carros e das famílias, saindo da paróquia Jesus Cristo Libertador, no Conjunto Maria Cecília, zona norte de Londrina, a partir das 9h, com chegada ao Santuário. A bênção será lá. “Em vez de procissões, vamos aproveitar a carreata para abençoar as pessoas”, ressalta o padre Rodolfo.  Quem conduzirá essa carreata será o padre Luiz Carlos Senigália, pároco da paróquia Jesus Cristo Libertador.

E no dia 12 de outubro, serão sete missas ao longo do dia, respeitando o intervalo entre cada celebração para higienização dos bancos e da igreja, além de todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde, como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel disponível no ambiente. “Será um dia de celebrações diferentes, adaptadas à nova realidade. Nossa ideia é que o Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina seja referência para toda a região”, diz o sacerdote.

Por conta do coronavírus, muitas pessoas não poderão viajar para a cidade de Aparecida. Entretanto, o Santuário de Londrina cumpre a mesma função, com as mesmas indulgências e a mesma fé. Por isso, foram convidados bispos da região e de todo Paraná para presidirem as celebrações. Os de Cornélio Procópio (Dom Manoel João Francisco) e Jacarezinho (Dom Antônio Braz Benevente) já confirmaram presença. A participação dos fieis nas missas será restrita e deve ser agendada pela internet, neste link. Só participará quem tiver o voucher. Mesmo assim, todas as atividades serão transmitidas pelas redes sociais do santuário.

Os fiéis já podem fazer a inscrição on-line para o Novenário. Somente depois (ainda sem data definida), é que será aberta as inscrições para as missas do dia 12, para que tudo seja organizado de acordo.

Foto: Divulgação/Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *