Quem é responsável pela eficácia da educação?

Qual é o segredo para uma educação eficaz? O que faz as metodologias pedagógicas, por mais diferentes e diversas que sejam, terem algum efeito na sociedade? A resposta é simples, embora o raciocínio seja complexo. E os responsáveis por tudo isso são os professores. Sim! Os mestres, aqueles aos quais se dá pouco valor, aqueles a quem muitos culpam pelos problemas da educação brasileira. Enfim, são os professores que fazem toda a diferença no aprendizado dos alunos e nos avanços do processo de ensino e aprendizagem.

O professor é a única solução para a educação no Brasil. É forte essa afirmação, não? Porém, é verdadeira. Eu trabalho com tecnologia educacional já há muitos anos. E sei que a melhor tecnologia do mundo, sem a figura do professor, não serve para nada. Não é capaz de nada. O professor é o centro do processo criativo. Nenhuma tecnologia pode substituí-lo. É verdade, no entanto, que o papel do professor tem se transformado ao longo dos anos. Isso não se pode negar. Mas, jamais se poderá substituí-lo.

Por isso, há a necessidade de se investir tanto e constantemente na formação dos professores. Porque, afinal, o mundo muda de forma rápida e a atualização educacional precisa acompanhar esse movimento. Assim, conseguiremos criar um ambiente extremamente prático e criativo de formação pedagógica. Uma verdadeira fábrica de metodologias criativas e inovadoras. Acima de tudo, um processo em que as formações continuadas deem as mãos aos professores e caminhem juntos, para potencializar o resultado em sala de aula. Isso mostra, na prática, que o processo de ensino e aprendizagem não é uma tarefa solitária.

Passamos alguns dias atrás pelo Dia do Professor. O dia que se recorda não apenas a luta dos mestres para melhorar a educação. Mas, sobretudo, que se coloca em evidência o protagonismo de uma categoria que faz toda a diferença na vida dos alunos e estudantes. E também dos pais, como vimos durante essa pandemia. Que nossos governos entendam esse propósito e valorizem sempre mais a figura do professor, compartilhando conhecimento, metodologias inovadoras, tecnologias educacionais e processos pedagógicos. Juntos, com certeza transformaremos a sociedade em que vivemos.

Tiago Mariano

Formado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado em Ensino e História. Com mais de 15 anos de experiência em sala de aula de diversos colégios públicos e particulares de Londrina e Cambé, é coordenador das startups londrinenses EducaMaker, Educação Criativa e Aagro, além de manter o canal no Youtube Prof. Tiago Ledesma Mariano. Em 2018, foi premiado pela Google for Education (2018) com o primeiro lugar nacional no Programa Boas Práticas pela criação de um método de formação de alunos de alta performance. Já foi diretor de tecnologia e inovação educacional da Secretaria Estadual da Educação (SEED) e coordenou a construção do novo catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação (MEC).

Foto: August de Richelieu no Pexels

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *