Pavlova de Natal, uma delícia para as festas

Menos de um mês para começarem as festas de final de ano e nós estamos como? Procurado receitas para a ceia. Estava pensando na sobremesa e me veio a ideia de fazer uma Pavlova, receita criada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Dá pra fazê-la em forma de guirlanda e usar frutas vermelhas e hortelã. Fica linda e é uma delícia!

Mas, como tudo na confeitaria, existem alguns cuidados a serem tomados para que o doce saia perfeito. Anota aí:

– Exceto o creme de leite, que deve ficar na geladeira, os demais ingredientes devem estar em temperatura ambiente, incluindo as claras;

– Quanto menor a temperatura do forno, melhor. Se o seu forno for elétrico pode ser com 100ºC; se for a gás coloque no fogo mínimo e deixe-o entreaberto. Basta colocar uma colher de pau pra segurar a porta. Lembrando que quanto menor a temperatura, maior o tempo de preparo;

– Paciência. A Pavlova pode demorar até 6 horas para ser feita;

– Se quiser uma Pavlova de chocolate, basta acrescentar 1 ou 2 colheres de chocolate em pó;

– Você pode guardar os discos de merengue por até 5 dias, desde que devidamente fechados. Isso facilita nossa vida, pois só precisa montar no dia.

Ingredientes:

-1 colher (chá) de amido de milho;

– 350g de açúcar refinada e peneirada;

– ½ colher (café) de sal;

– 1 colher (chá) vinagre;

– 1 fava de baunilha, ou 30 ml de extrato de baunilha, ou ½ semente de cumaru ralada.

Para a cobertura:

– 200 g de geleia de frutas vermelhas (já fizemos aqui);

– Frutas e flores comestíveis variadas;

– Ramos de hortelã e alecrim ficam bonitos.

Para o chantily de frutas vermelhas:

– 500 gramas de creme de leite fresco;

– 25 gramas de açúcar refinado;

– ½ fava de baunilha;

– 200g de frutas vermelhas,

Você vai precisar de uma batedeira, forma e papel manteiga.

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno em 100ºC. Cubra uma forma com papel manteiga e trace um círculo de aproximadamente 25 cm de diâmetro.

Bata as claras em velocidade média até começar a formar uma espuma. Divida o açúcar em 3 partes e acrescente uma porção a cada 3 minutos. Bata até você não sentir mais o granulado do açúcar nos dedos.

Acrescente o amido, o vinagre, a baunilha e o sal. Bata até formar picos firmes.

Com uma espátula, espalhe o merengue sobre o papel manteiga. Faça um círculo alto nas bordas e o centro mais baixo, para acomodar o recheio.

Leve ao forno por 1 hora, desligue e deixe lá dentro.

A Pavlova estará pronta quando a parte de fora estiver dura e sequinha. Se não formar esta casca grossa e seca ela não está pronta. Deixe mais tempo no forno. Cuidado para não rachar!

Para o chantili de frutas vermelhas, processe as frutas até virarem um purê. Se quiser pode peneirar para ficar mais liso. Bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até o ponto de chantili.

Com uma espátula misture 1/3 do chantili no purê de frutas, e depois o restante, muito delicadamente, para não perder o aerado.

Pronto! Agora é só montar.

Num prato de bolo acomode o disco de merengue, coloque o chantili na cavidade do meio e em cima a geleia, por último as frutas da decoração. Sirva em seguida!


 Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan 


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *